João em Pessoa


Foto: Marcelo Migliaccio

O mar é verde como um carioca nunca viu. Não há violência ameaçadora como em Maceió, não é caótica como Recife, nem suja e miserável como São Luis; não é pequena e pobre como Aracaju. A capital da Paraíba convida a morar. Limpa, organizada, sem espigões de 40 andares à beira-mar...

Foto: Marcelo Migliaccio

Tem gente sem teto, afinal estamos no Brasil, mas não na quantidade industrial que se vê nas ruas de tantas cidades por aí.

Foto: Marcelo Migliaccio

Todo brasileiro deveria conhecer a Paraíba, estado de uma cultura riquíssima e pouco valorizado.

Foto: Marcelo Migliaccio

Cultura que está nas velhas construções do centro histórico, muito bem preservado em relação a outros que já visitei.

Foto: Marcelo Migliaccio

Foto: Marcelo Migliaccio


Claro, nem todas estão preservadas...

Foto: Marcelo Migliaccio

A loja maçônica sim... esses estão sempre por cima da carne seca.

Foto: Marcelo Migliaccio

A maioria dos turistas prefere olhar o pôr do sol no Rio Paraíba, que de fato é lindo.

Foto: Marcelo Migliaccio

Foto: Marcelo Migliaccio

Ou ver as incríveis falésias na Praia de Tambaba...

Foto: Marcelo Migliaccio

Mas lindo mesmo é o tom verde do mar limpíssimo de João Pessoa.

Foto: Marcelo Migliaccio

Os visitantes quase sempre levam da gente daqui só a imagem do cangaceiro estilizado que diverte o passeio de barco pelo Paraíba.

Foto: Marcelo Migliaccio

Mas eu queria Brasil de verdade e fui ao mercado municipal. Bem, limpeza não é o forte.

Foto: Marcelo Migliaccio

Mas é aqui que está o meu país de verdade.

Foto: Marcelo Migliaccio

O Brasil que almoça numa quentinha.

Foto: Marcelo Migliaccio

Que traz no rosto as marcas de ser brasileiro.

Foto: Marcelo Migliaccio

Quanta história cada uma dessas fisionomias conta sem pronunciar uma única palavra.

Foto: Marcelo Migliaccio

 Só Deus sabe... o que eu sei é que vou voltar um dia para conhecer o interior desse estado maravilhoso.

Foto: Marcelo Migliaccio

Comentários

  1. Não quero acabar com o seu encanto em relação à João Pessoa, afinal também gosto muito da cidade. No entanto, no último ranking sobre as cidades mais violentas do mundo João Pessoa ficou na décima sexta posição. Aracaju que você considera pequena e pobre foi por muitas vezes a cidade de melhor qualidade de vida do Nordeste. Acho muito bacana seu interesse pela região e meu conselho é que visite-o cada vez mais para conhecê-lo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei Aracaju. O fato de ser pequena e pobre não tem a ver com qualidade de vida. Abração

    ResponderExcluir
  3. Mostrei para minha mãe essa matéria, ela que é paraibana adorou as fotos.
    Tive a sorte de ir para lá 2 vezes, a 1ª nos anos 70, ainda estavam construindo o Hotel Tambaú.
    Falo sempre com minha prima e meus tios que moram em Manaíra, eles são Pessoense e amam a Cidade.

    ResponderExcluir
  4. Se nao me engano, por volta de 2005 comprei um apartamento num predio em costrucao, em frente ao shopping Manaira. Havia estado la, de ferias, no hotel Tambau, durante o tempo em que trabalhava na Varig e simplesmente tinha adorado a cidade.
    Estive la, algumas vezes, apos a compra. Ficamou num hotel proximo ao Tambau onde acabei conhecendo o proprietario, que tornou-se um grande amigo. Ele eh um dos proprietarios do shopping Tambia, no centro.
    Por meio dele, conheci profundamente Joao Pessoa alem de um lugar maravilhoso, onde ele tem uma casa, ja no RN, chamada Baia Formosa.
    Simplesmente sou apaixonado por JPA e, se fosse possivel, moraria la. Uma cidade historica, maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito conhecer esses estados que são pouco falados mas possuem belezas impares. Fiquei triste com as impressões sobre Aracaju e Maceió mas mesmo assim desejo conhecê-las, assim como "Jampa"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com os problemas, todos os estados do Nordeste merecem muito serem conhecidos. Têm coisas maravilhosas.

      Excluir
    2. Não desanime Sérgio. Aproveite para conhecer também o interior, como a Chapada Diamantina na Bahia ou Campina Grande na própria Paraíba. Milton Nascimento ja cantava que "a novidade ê que o Brasil não é só litoral..."

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas