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quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Por dentro do biscoito Globo


Foto: Marcelo Migliaccio

São 4h50 da madrugada na escura Rua do Senado, na Lapa. Até os mais renitentes boêmios já entregaram os pontos. Não se vê viva alma, a não ser em frente ao sobrado número 273, onde cerca de 50 pessoas aguardam a abertura da fábrica do tradicional biscoito de polvilho Globo.

Foto: Marcelo Migliaccio
A fila de compradores começa bem antes de o sol nascer

Daqui a algumas horas, o sol estará brilhando na orla, mas a praia do carioca nasce ali, na escura Rua do Senado.

O primeiro da fila chegou às 2h. Fausto Ferreira da Silva, 80 anos, compra biscoitos para vender na Praia do Leblon há oito, desde que deixou o emprego de cozinheiro num restaurante do Centro.


Foto: Marcelo Migliaccio
Fausto Ferreira, o primeiro da fila
_ O produto é bom! Esse biscoito é dinheiro em caixa. Criança de um ano já aponta o dedinho quando a gente passa _ diz o vendedor, que paga R$ 25 por um saco de 50 unidades.

Pontualmente às 5h, um senhor franzino, de fala mansa mas articulada e segura, chega para abrir a fábrica. Milton Ponce segue essa rotina desde 1962, quando decidiu ampliar a produção da padaria Globo, em Botafogo.


Foto: Marcelo Migliaccio
Milton Ponce: o dono é paulista
Paulista, ele chegara ao Rio em 1954, trazendo de uma panificação antiga do bairro do Ipiranga a fórmula que junta polvilho, ovos, leite, açúcar, sal, gordura hidrogenada e água.

_ Muita gente pergunta por que não aumento a produção. Quase todos os dias, recebo propostas de franquia, mas isso aqui é como um bolo que você faz na sua casa.


Embora a fórmula de preparo seja simples, êxito comercial não é. Um sobrinho de Milton tentou fabricar um concorrente, batizado de Extra, mas o gosto nem se compara.
Foto: Marcelo Migliaccio
A fórmula não é mantida em segredo, mas deve haver um segredo

Milton diz que o segredo do sucesso são seus funcionários _ 18 no turno da manhã e quatro à tarde _ que chegam a produzir diariamente 15 mil saquinhos com dez rosquinhas cada durante o verão.


Foto: Marcelo Migliaccio
Além das praias, o biscoito também é vendido em padarias, com outra embalagem



_ Tenho funcionários comigo a 42, 38, 35 anos. Aquele está aqui desde os 11 _ conta, enquanto aponta para o forneiro Ednaldo Valdevino do Nascimento, 36.

Levado à fábrica por dois tios, ele acorda todos os dias às 3h20 para trabalhar.

_ A carcaça já calejou com esse horário.

Mas quem mete mesmo a mão na massa é Jailton da Silva Cardoso, que exercita os músculos e a sensibilidade dos dedos para achar o ponto certo. Como não pode usar luvas, sua maior preocupação é com a higiene.

Foto: Marcelo Migliaccio
Jaílton é quem mete a mão na massa. Com batedeira, não dá certo

_ Se colocar numa batedeira a massa queima porque não leva fermento _ explica. Já tentei usar luvas, mas elas impedem que eu saiba o ponto exato.

Milton brinca com a fidelidade dos funcionários.

_ Tem uma senhora aqui que, se eu demitir, dá um jeito de entrar pelo telhado. A maioria das empresas erra quando troca os empregados que ganham mais. Eu valorizo essa equipe.

Foto: Marcelo Migliaccio
O segredo da fábrica é valorizar os funcionários antigos

Seu calcanhar de aquiles é o empacotamento nos saquinhos de papel vendidos nas praias os únicos que resistem à ação do sol.


Foto: Marcelo Migliaccio


_ Já procuramos na Itália e na Alemanha, mas não existem máquinas para esse trabalho.

Ver empacotadores como William da Silva Torres atuando é um espetáculo. Numa velocidade tão grande que suas mãos desaparecem, ele enche um saco em menos de cinco segundos.



Foto: Marcelo MIgliaccio
William enche um saco com dez
em menos de cinco segundos

Apesar de não ser carioca, Milton já incorporou o espírito gozador e não liga para os apelidos de biscoito de vento ou me engana que eu gosto :

_ Devemos muito do nosso sucesso a essa irreverência.

Foto: Marcelo Migliaccio
Milton tem muitas propostas para abrir franquias, mas sempre recusa



* Matéria publicada no Jornal do Brasil em 2009



5 comentários:

  1. Apesar do nome, esse biscoito todo mundo gosta
    Cury

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  2. Globo no masculino faz bem no feminino é um câncer...

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  3. Com certeza, além do sabor único, o segredo deste sucesso esta aqui, na manutenção dos antigos funcionários: "A maioria das empresas erra quando troca os empregados que ganham mais. Eu valorizo essa equipe".

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