Tapando a onda fascista com a peneira

Vivemos uma onda fascista em muitas frentes e a violência contra a mulher é só uma delas. Nossa presidente foi xingada de puta num estádio lotado para um jogo de Copa do Mundo transmitido para 5 bilhões de pessoas no mundo. 

Nosso Judiciário atua de forma fascista, perseguindo uma corrente política e poupando outra. A imprensa age da mesma forma. Nosso Legislativo foi aquilo que se viu na votação do impeachment. Tudo isso está ligado. 

O governo golpista não escalou uma única mulher no ministério. Acabou com a representação dos negros no Executivo. Sua secretária para os Direitos da Mulher é contra o aborto até em casos de estupro.

O esporte que mais cresce em popularidade consiste em arrebentar a cara do oponente caído, o que contraria todos os princípios das artes marciais. 

Gays são desrespeitados, crianças agredidas e abusadas, idosos espancados. O interesse da mídia, que difunde a cultura da violência, é reduzir a questão a este caso da adolescente que teria sido violentada por vários homens numa favela. O jornal da direita do Rio hoje já jogou o estupro da jovem para o canto da primeira página. Como satisfação a seus leitores, diz que "pena para estupro deve aumentar". Acha que isso vai contentá-los como quando se propõe a diminuição da maioridade penal sem discutir as causas da cada vez maior crueldade entre adolescentes infratores. 

Vivemos tapando o sol com a peneira.

Comentários

  1. Recado muito bem dado. Falou e disse. Reproduzo fala do Marcelo Freixo, por considerá-la , neste caso, pertinente:
    MARCELO FREIXO a respeito do nefasto psicopata BOLSONAZI- Sr. Presidente, o fascismo foi derrotado no Plenário desta Casa hoje. O fascismo foi derrotado! Plenário que já foi do Congresso Nacional, para se fazer homenagem a alguém reconhecidamente defensor da ditadura civil e militar, alguém que fez recentemente homenagem a um dos maiores torturadores da História do Brasil, os Deputados em protesto saíram do Plenário, porque não concordam que o espaço da democracia, que o espaço do Poder Legislativo seja dedicado a um fascista. É uma derrota política do fascismo no Rio de Janeiro. É importante. E que isso incomode.

    Quero dizer, Sr. Presidente, que tenho amplo respeito à democracia e à diferença e o fascismo não se inclui aí, porque o fascismo representa a eliminação da diferença.

    É necessário que o Deputado estude o mínimo de História para saber que o fascismo eliminou a democracia em diversos momentos da história, de diversos países. O fascismo não está dentro do campo da diferença. O fascismo representa o fim da democracia e a eliminação dessa diferença, por isso ele tem que ser derrotado nesta Casa. Inadmissível!

    Tenho amplo respeito por quem defende uma economia mais liberal, porque tem valores políticos, econômicos e sociais divergentes, isso está dentro da democracia, o fascismo não. O fascismo dialoga com a homofobia, o fascismo dialoga com o racismo, dialoga com o preconceito contra a mulher, e são inúmeras as declarações desse Deputado derrotado hoje nesta Casa.

    ResponderExcluir
  2. Como o estupro, pela evidente violência é uma forma de fascimo, considero oportuno reproduzir este artigo que destaca violência da classe política contra os mais fracos

    O jornal espanhol El País desta quinta-feira (2) traz um artigo que trata sobre um assunto bastante falado neste última semana: o estupro. Da vergonha do estupro sexual já se escreveu tudo, por conta da tragédia sofrida pela adolescente do Rio nas mãos de um pelotão de machos violentos. Existe, entretanto - destaca o jornal - outro tipo de estupro, que não deve ser esquecido neste momento, e que é vivido pelo Brasil. Suas vítimas não são unicamente as mulheres, mas milhões de cidadãos, diz o texto.

    O artigo de Juan Arias para El País fala sobre a violência imposta pela classe política à parte mais fraca da sociedade, que se sente uma vítima impotente diante das suas corrupções e atropelos. Segundo a reportagem, a mulher, na sociedade machista, é, real e simbolicamente, objeto de violência – e não só sexual –, vítima dos prejuízos atávicos que, desde as cavernas, a considera inferior e submissa ao poder masculino. Existem, entretanto, outras categorias de pessoas igualmente violentadas física e moralmente fora da esfera sexual.

    Manifestantes realizam ato em frente ao STF contra as arbitrariedades e misoginia da justiça brasileira
    Manifestantes realizam ato em frente ao STF contra as arbitrariedades e misoginia da justiça brasileira
    Como descreve o texto, a palavra estupro procede do latim stuprum, que significa desonra, vergonha pública. No sentido jurídico, simboliza “emprego da força contra alguém mais fraco”, compreendida a violência sexual, mas não só. Na raiz indo-europeia, estuprar significa golpear. Se estupro, originalmente, indica a força exercida contra alguém mais fraco, sempre que a classe política, através de suas instituições, usa a força contra os marginalizados está cometendo um estupro moral coletivo.

    Nesse sentido, ressalta a publicação espanhola, todas as feridas sociais produzidas pelas crises econômicas, as violências policiais, geralmente contra pobres e negros, as mentiras que enganam a boa fé das pessoas humildes e a corrupção que impede melhoras na educação, na saúde e na cultura são também um estupro.

    Isso deveria servir também de alerta para dizer não a esse outro estupro moral e coletivo ao qual as práticas políticas machistas das velhas panelinhas de caciques, sem distinção de ideologias, condenam o tecido mais frágil da sociedade. O estupro moral, social e político pode, às vezes, doer e até matar, tanto ou mais que o da carne.

    São vítimas de estupro os milhões de desempregados, os jovens sem futuro, as mulheres que, mesmo quando mais preparadas que os homens, ganham sempre menos que eles, conclui El País.

    ResponderExcluir
  3. Naõ resisti à tentação de compartilhar rs:

    Como a garota do Rio, Dilma foi também vítima de estupro coletivo. Por Paulo Nogueira


    Ainda é possível reparar a terrível injustiça cometida contra ela
    Ainda é possível reparar a terrível injustiça cometida contra ela
    Como a garota do Rio, Dilma foi também vítima de estupro coletivo.

    Há algumas diferenças, no entanto.

    Uma é que os homens que a brutalizaram estavam certos da impunidade. De Eduardo Cunha a Aécio, de Caiado a Gilmar Mendes, de FHC a Alckmin, dos irmãos Marinhos a seus fâmulos nas redações, dos complacentes ministros do STF aos deputados e senadores que disseram sim, de Jucá a Renan, de Moro aos delegados da PF, de Temer a Cristovam Buarque – todos sabiam que o crime não teria castigo, porque representavam a plutocracia que domina e achaca os brasileiros.

    Outra diferença é que mulheres ajudaram no estupro. Um exemplo notável é Marta Suplicy. Eleita por milhões de pessoas que jamais aprovariam o impeachment, Marta ajudou no estupro de que foi vítima Dilma com seu comportamento indecente. É como se ela gritasse aos homens que violentavam Dilma: “Não parem, não parem, não parem”. E eles não pararam, para alegria infame de Marta.

    Outra mulher presente ao estupro foi a ministra Rosa Weber. Ela conseguiu, depois do suplício a que Dilma foi submetida, intimá-la a dizer por que ela anda dizendo que o estupro foi estupro.

    Uma terceira mulher relevante no ataque feroz foi a advogada Janaína Paschoal. Ela foi paga pelo PSDB de FHC, Aécio e Serra para produzir a peça de impeachment afinal aceita pelo principal estuprador, Cunha. Isso quer dizer: ela pretensamente legitimou o estupro. E acompanhou tudo ensandecida.

    De Janaína pode-se dizer que vibrou, como se tomada por uma entidade do mal, com o que os homens fizeram com Dilma. A seu lado, na vibração incontida em que arremessava a cabeça para cá e para lá, estava um nonagenário que se revelou um câncer, uma metástase, uma zika para o Brasil, Hélio Bicudo.

    Marina também incentivou os estupradores, com a torcida para que eles pegassem Dilma. Não esqueçamos disso: a participação de Marina. Mulheres cúmplices no jornalismo foram muitas, de Míriam Leitão a Eliane Cantanhede, de Dora Kramer a Cristiana Lobo.

    Como Dilma sobreviveu é um mistério. Quer dizer, um mistério relativo. Para quem sofreu torturas dos militares por tanto tempo em masmorras, nenhuma violência é insuperável.

    Os brasileiros têm uma chance, ou uma obrigação, de reparar o horror perpetrado pelos estupradores.

    Basta devolver a Dilma o que lhe foi roubado no estupro, e punir seus estupradores, um a um.

    ResponderExcluir
  4. A burguesia fede, já dizia o poeta, muitos coam mosquitos e engolem camelos.
    Que falta faz o CIEP !!!

    Cury

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas