Rio Capibaribe

Rio Capibaribe, Recife/Foto: Marcelo Migliaccio


Pernambuco é um estado com muita história. Soube ontem que o primeiro advogado a defender um negro no Brasil foi o pernambucano Joaquim Nabuco.

Quem me contou foi o guia de um passeio de barco que eu e a outra metade da laranja (momento Fábio Jr.) fizemos pelo Rio Capibaribe, que nasce lá no interior do estado e, 240 quilômetros depois, deságua no litoral.

Passei em frente ao colégio onde estudaram Ariano Suassuna e Marco Maciel,  um estabelecimento que funciona desde 1825, se não me engano. Quase 200 anos, portanto, formando visionários mas também reacionários.

Como venta muito por aqui, chove e faz sol várias vezes ao dia nesta época. Anteontem caiu um temporal que inundou várias partes da cidade e provocou três mortes na periferia. Deu até no Jornal Parcial da TV. Agora, pergunte se eles noticiam o programa educacional daqui que deu centenas de bolsas para estudantes carentes fazerem cursos no exterior. Claro que não.

Notícia boa não dá ibope o que faz com que vivamos sempre com aquela sensação de que tudo está piorando e que nenhum ser humano presta.

Por falar em televisão, aqui há uma profusão de programas policiais e, em todos eles, os apresentadores imitam o Wagner Montes. Há um monte de Montes, naquele estilo que mistura galhofa e sensacionalismo. A maioria das notícias é sobre a epidemia de consumo de crack, que tomou Recife também. No dicionário da malandragem daqui, levar um "baculejo" significa ser revistado por policiais. No Rio, chama-se "geral" .

Obesidade também é outra epidemia por aqui... barriga é item de série.

Também pelo guia turístico, fiquei sabendo que Recife é a capital brasileira de maior densidade populacional. São 900 pessoas por quilômetro quadrado, a maioria torcedores do Santa Cruz, como eu.

Comentários

  1. Pernambuco produziu grandes pensadores brasileiros. Josué de Castro e sua mais importante obra, Geografia da Fome, atualíssimo, apesar da ilusão do desenvolvimento como quer projetar os grandes condomínios de luxo que surgem a cada dia na grande Recife.

    É lindo e romãntico o passeio pelas águas do Capibaribe. Lamentável constatar que não só escuras são suas águas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, de vez em quando vem aquele cheirinho que não é da loló

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas